Carta Aberta pelo Direito ao Lugar

Carta desenvolvida no quadro do projeto “Ligações, organizações da sociedade civil em reflexão e ação sobre as assimetrias do território”, financiado pelo programa EEAGrants Cidad@s Ativ@s, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto, e elaborada por 42 organizações da sociedade civil do Centro do País e da Grande Lisboa.

É um documento de posicionamento coletivo, que parte do problema da perda de população residente nas zonas rurais e nos centros das grandes cidades, e pretende suscitar um debate alargado sobre as razões que forçam as pessoas a prescindir de viver em lugares com que se identificam, e propõe um vasto conjunto de medidas que protegem o direito ao lugar, em matérias como: habitação, mobilidade, integração e participação de grupos vulneráveis, emprego, espaços públicos e acessibilidade a serviços.

Este projeto conta com a participação da investigadora do SOCIUS, Eunice Castro Seixas, no âmbito do trabalho desenvolvido como coordenadora do CRiCity "Children and their right to the city: Tackling urban inequity through the participatory design of child-friendly cities”.

PROJECT LigAções